Guilherme Sousa dos Passos e Mateus Fiuza*
Dos dias oito a doze de julho de dois mil e vinte e quatro, os presbíteros da Diocese de Apucarana estiveram reunidos para seu retiro anual, este ano orientado por Dom Dilmo Franco, bispo auxiliar de Anápolis (GO). O retiro aconteceu na Casa de Retiro Emaús, em Londrina, e contou com a maioria dos presbíteros da Diocese, além de dois sacerdotes religiosos (Palotino e Missionário da Palavra) que exercem suas atividades pastorais nesta Igreja Particular.
O retiro anual é, para além de uma obrigação canônica prevista no cân. 276, um momento importante de encontro com Deus e de escutar sua voz. Por meio da leitura atenta e orante das Sagradas Escrituras, da celebração da Missa, das adorações diárias e pregações, os presbíteros são convidados a um descanso junto ao Coração de Cristo, recuperando suas forças para continuarem sua missão e vocação junto ao povo de Deus. Em suas reflexões, Dom Dilmo refletiu que os trabalhos pastorais diários e o cansaço consequente deles, podem privá-los de um encontro mais íntimo com o Senhor, tão necessário para sua vida de pastor junto aos fiéis. O retiro é justamente para isso: longe das distrações, possibilitar ao presbítero um encontro com o Bom Pastor.
Também neste ano, assim como em anos passados, estiveram presentes os seminaristas da Teologia de nossa Diocese para auxiliarem nas partes litúrgicas do retiro. Ao final do retiro, oito seminaristas foram admitidos às ordens sacras (1º e 2º anos), um recebeu o ministério do leitorado (2° ano) e quatro receberam o ministério do acolitado (3º ano).
Que muitas orações cheguem ao Coração de Deus em favor dos padres da Diocese de Apucarana para que este, escutando cotidianamente a voz do Senhor da Messe e amparados pela ternura da Mãe de Lourdes, seja-lhe fiel em seu ministério, leve o Evangelho às diaconias, comunidades e paróquias que constituem a tão querida e amada Diocese de Apucarana.
*2° ano de Teologia e 3° ano de Teologia